Bem vind@ ao nosso blog

Ninguem liberta ninguem, ninguem se liberta sozinho, homens e mulheres se libertam em comunhao - Paulo Freire

terça-feira, 8 de junho de 2010

12 Romaria da Terra e da Agua Pe josimo realizada
em Xambioa com muita fé , reflexão e animação.



Foto – Bispo Dom Giovane celebra missa final com romeiros

Cerca de 2.000 pessoas participaram da 12ª Romaria da Terra e das Águas Padre Josimo, em Xambioá. Durante os dois dias da edição da romaria, nos dias 08 e 09 de Maio. Os fiéis lembraram, cantaram e rezaram em favor dos momentos dramáticos de desocupação de terra na região. A morte de Padre Josimo Morais Tavares, em maio de 1986, em Imperatriz (MA), foi conseqüência da luta pela terra. Segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), o objetivo da caminhada é chamar a atenção da sociedade para a luta pela Reforma Agrária, por meio do ponto de vista bíblico. Esta romaria trouxe a memória de luta de Pe. Josimo, do sindicalista Gringo e da missionária Dorothy Stang.

No Sábado (08/05) houve durante o dia debates nas diversas oficinas sobre temas da realidade amazônica , tais como violência, trabalho escravo e grandes, entre outros e a noite foi marcada por diferentes apresentação das diversas caravanas de romeiros que vieram da região do bico do papagaio, da região sul do maranhão e do Pará. Na noite cultural houve diversa apresentacoes com os artistas da terra, em destaque João Abelha de Praia Norte e o grupo de Griôs da UFT-Tocantinopolis.

No domingo, a caminhada começou às 7h40, e durante o trajeto foram realizadas quatro paradas para reflexão sobre o perdão, justiça, direito e missão. O início da romaria foi presidido por Dom Giovane Pereira de Melo, bispo da diocese de Tocantinópolis. Em uma das paradas, Dom Giovane e a prefeita de Xambioá inauguraram o Memorial Padre Josimo, no centro da cidade.



Foto: Testemunho de João Palmeira ao lado de sua mãe

Esposas, filho e amigos dos martires da terra dão testemunho da luta de seus entes e assumem compromisso de continuidade de suas lutas, como testemunho estiveram presentes: D. Raimunda esposa de Gringo,  Irmã Mada colega de trabalho de Pe. Josimo e o testemunho de João Palmeira Jr, filho do sindicalista de Imperatriz, João Palmeira Sobrinho, assassinado em 1975 na região do pindare no Estado do Maranhão.  

Esta romaria foi demasiadas marcante para todos nós que a muitos anos participamos e organizamos outras romaria, pelo fato de que houve um forte envolvimento da comunidade local, pela presença da comunidade católica de diversas regiões e de muitos movimentos sociais, da forte participação dos padres e de nosso bispo Dom Giovane da diocese de Tocantinopolis. Quero parabenizar toda a equipe organizadora que esteve sempre presente em todos os momentos”, avaliou João Palmeira, militante dos movimentos sociais no tocantins e membro da comissão organizadora.

Nenhum comentário: